Dial Mundial das Mulheres 8 de Março 2020

Expirado

Índice do artigo

Em 1945, a Carta das Nações Unidas se tornou o primeiro acordo internacional a afirmar o princípio da igualdade entre mulheres e homens. A ONU celebrou o seu primeiro Dia Internacional da Mulher a 8 de março, durante o Ano Internacional da Mulher, em 1975. Dois anos mais tarde, em dezembro de 1977, a Assembleia Geral adotou uma resolução proclamando o Dia das Nações Unidas para os Direitos da Mulher e a Paz Internacional, a ser observado em qualquer dia do ano pelos Estados Membros, de acordo com as suas tradições históricas e nacionais.

 


O Dia Internacional da Mulher resultou pela primeira vez das atividades dos movimentos trabalhistas na virada do século XX em toda a América do Norte e Europa. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos no dia 28 de fevereiro de 1909, que o Partido Socialista da América dedicou em homenagem à greve dos trabalhadores do setor do vestuário de 1908 em Nova Iorque, onde as mulheres protestaram contra as duras condições de trabalho. Em 1917, as mulheres na Rússia decidiram protestar e fazer greve sob o lema "Pão e Paz" no último domingo de fevereiro (que caiu em 8 de março no calendário gregoriano). O seu movimento acabou por levar à promulgação do sufrágio das mulheres na Rússia.

 

 


O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para celebrar os progressos alcançados em prol da igualdade de género e do empoderamento das mulheres, mas também para, de forma crítica, refletir sobre essas conquistas e lutar por uma maior dinâmica em prol da igualdade de género a nível mundial. É um dia para reconhecer os atos extraordinários das mulheres e para nos unirmos, como uma força única, para promover a igualdade de género em todo o mundo.

 

Para mais informações consulte aqui.

Copyright © UNESCOCV, 2020
Direitos reservados, All rights reserved 2020.
CNU – Achada de Santo António largo da TCV
Praia - ilha de Santiago - Cabo Verde
www.unescocv.org  -  https://www.facebook.com/unescocaboverde/

UNESCO aplica uma política de tolerância zero contra todas as formas de assédio

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório