De acordo com a decisão da 36ª sessão da Conferência Geral da UNESCO em 2011 (Resolução 36/C55), a 4ª semana de Maio foi proclamada como a Semana Internacional de Educação Artística.
A arte, em toda a sua diversidade, é uma componente essencial de uma educação abrangente para o pleno desenvolvimento do indivíduo. Hoje, as competências, os valores e os comportamentos promovidos pela educação artística são mais preponderantes do que nunca. Estas competências - criatividade, colaboração e resolução imaginativa de problemas - desenvolvem a resiliência, alimentam a apreciação da diversidade cultural e da liberdade de expressão, e cultivam a inovação e a capacidade de pensamento crítico. Como vector de diálogo no sentido mais elevado, a arte acelera a inclusão social e a tolerância nas nossas sociedades multiculturais e interligadas.
A arte aproxima-nos mais. Uma pintura, um artefacto, uma peça de música ancestral fala muito da história das civilizações e dos laços que as ligam. Faz-nos sentir e compreender o que une a humanidade na diversidade das suas culturas e expressões, contribuindo assim para o nosso futuro brilhante e sustentável.
Esta sensibilidade para a arte pode ser adquirida desde cedo e mantida ao longo da vida. É com a convicção de que a criatividade e as artes, e a aprendizagem das mesmas, contribuem para a construção de sociedades prósperas e pacíficas que a UNESCO incentiva os seus Estados-Membros a apoiar a educação artística, na escola e fora dela. A educação artística é uma chave para formar gerações capazes de reinventar o mundo que herdaram. Apoia a vitalidade das identidades culturais, salientando as suas ligações com outras culturas, contribuindo assim para a construção de um património comum. Contribui para formar cidadãos tolerantes e dinâmicos para o nosso mundo globalizado.
Para mais informações, visite: https://en.unesco.org/commemorations/artseducationweek.